Comentário à crônica Evidências e Aparências, de Carlos Starling, publicado no jornal Estado de Minas, em 25.jul.2020

O texto é bonito e bem redigido.

Apresenta, porém, algumas incoerências.

A começar por fazer apologia da dúvida e, em seguida, afirmar no isolamento social uma medida de valor absoluto para a suposta baixa incidência da gripe chinesa em Belo Horizonte. A Suécia, por exemplo, não fez lockdown, e “é modelo a ser seguido”, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A comparação poética entre a morte do CPF e do CPNJ requer análise mais profunda. O prejuízo que se seguirá, ao enterro de milhares de CNPJs, não deveria ser apressadamente minimizado. Estima-se que os óbitos decorrentes da fome, miséria, violência, depressão e suicídio suplantarão os ocasionadas pelo Covid19, em breve tempo. Especialmente, se lhes acrescentarmos os casos provenientes da interrupção ou ausência de tratamento médico, em função do medo de comparecer às clínicas e hospitais durante o isolamento.

É bem possível que já estivéssemos lidando com o caos social se, porventura, o governo federal – demonstrando acurada sensibilidade – não se adiantasse, solícito, no apoio financeiro à população de baixa renda em todo o país. Essa política rendeu-lhe elogios por parte da Organização das Nações Unidas (ONU).

Por fim, para não me alongar em demasia, “A brasa que queima na China” NÃO nos ilumina, pois o Partido Comunista Chinês necessita assumir claramente a sua responsabilidade pelo vazamento do vírus que provoca a atual pandemia. Há ainda a suspeita de que tal fato tenha acontecido por gesto voluntário, dentro de planejamento em parceria com poderosas empresas multinacionais, visando reduzir a população planetária.

De sorte que a arte literária evidente no artigo, mesmo com pitadas de conhecimento científico, deságua na nulidade pelas inconsistências e falta de compromisso com a veracidade! E, como encerra o autor a sua crônica, “graças a Deus” que, mais cedo ou mais tarde, todos nós – sem exceção – prestaremos contas de nossos atos e palavras ao Senhor!

Gilberto Ribeiro Vieira

A quem se interessar, o original encontra-se no seguinte endereço: https://www.em.com.br/app/colunistas/carlos-starling/2020/07/25/noticia-carlos-starling,1169789/evidencias-ou-aparencias-reflexoes-sobre-a-pandemia-em-bh.shtml

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here