Gilberto Ribeiro Vieira é médico pediatra e homeopata e escritor. Além disso, é professor do curso de medicina da Universidade Federal do Acre – UFAC e possui diversos livros publicados que abordam saúde e Evangelho. A conciliação desses três temas rendeu diversas publicações. O objetivo principal é mostrar que é possível obter benefícios ao se reunir conhecimento e espiritualidade, mesmo quando se caminha com relativa independência entre as religiões organizadas do cristianismo. Seu trabalho tem múltiplas faces. Na primeira predomina a ciência e o raciocínio.

     A jornada começa pela análise detalhada de alguns casos de cura do Cristo no Evangelhoterapia – a Ciência de Amar, juntamente com a descrição sucinta das virtudes divinas em Deus – Radiografia Simples. Em seguida, é conduzido um estudo rigoroso das palavras e contradições de Jesus em O Evangelho Dialético. Por fim, o autor tem o privilégio de apresentar a abordagem homeopática num enfoque inédito e contemporâneo em Homeopatia e Saúde: do reducionismo ao sistêmico, publicado por coedição do Conselho Regional de Medicina do Acre e a Editora da UFAC. 
     Na segunda etapa prevalecem o sentimento e a fé. Com esse enfoque, surgem crônicas repletas de ternura e criatividade em Os Filhos de Deus. Ao mesmo tempo, nasce um novo entendimento da relação íntima e profunda entre o Eu e o Pai em DeuS, graças à análise meticulosa dos versículos do Novo Testamento. Por fim, o autor descortina o significado original dos chacras desde os pés – cidadania – ao mais elevado do homem – intuição – no instigante Poema das Moradas. 
     Uma terceira vertente é exposta em um livro que aborda dois temas. Adole*sente, publicado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre, une-se ao Adole*santo e mistura informação científica e reflexões cristãs, em linguagem direcionada aos adolescentes e às pessoas que se relacionam com eles. 
     E, encerrando os trabalhos, A Fraternidade em Movimento, obra que contém as experiências e opiniões do autor sobre um dos amores de sua vida, o Movimento da Fraternidade, iniciativa espiritualista de amor ao próximo, gerada em Belo Horizonte em meados do século XX. O preço de lançamento é promocional juntamente com o frete grátis por tempo limitado.

Seu trabalho mais recente vem de sua tese de doutorado: História de Vida e Prognóstico (USP/UFAC), fruto de pesquisa com pacientes portadores de câncer. As conclusões foram muito esclarecedoras, pois foram observadas diversas semelhanças entre a vida do paciente e sua respectiva saúde. Torna-se, portanto, uma contribuição para o trabalho preventivo na área da Saúde Coletiva e para a clínica homeopática, auxiliando a definir os critérios no exercício do prognóstico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here